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Modelos de Carta de Apresentação.

Carta de apresentação é uma carta que acompanha o envio de um currículo, dirige-se a um recrutador, oferecendo espontaneamente os seus serviços. É uma forma de fazer sua promoção pessoal.

Através dela recrutadores podem obter aspectos importantes de um candidato como a forma de escrita, o nível de profissionalismo, os objetivos de carreira e conhecer um pouco da personalidade desse candidato. A carta deve ser breve e simples, e geralmente é escrita a mão.


▪ 10 dicas para fazer uma carta de apresentação
(por Camila Micheletti)

Você está à procura de emprego e de repente descobre que, justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. E agora, o que fazer?

Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. É só seguir algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho:

1. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por exemplo.

2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem você vai enviar a carta.

3. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final.

4. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto.

5. Não se esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.

6.
Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.

7.
Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.

8.
Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de
que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.

9.
A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade.

10.
O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.
De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seção Executivos da Career Center, a carta de apresentação é "o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa".
 

▪ Modelo 1

Sr. Augusto Valente
Diretor
Interforma Assessoria Empresarial Ltda.
Av. Luis Alcântara, 768 - sala 56
São Paulo - SP


Prezado Sr. Augusto,


Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós- graduação em Jornalismo.
Visando posições em empresas suas clientes, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira

Atenciosamente,

Jonas Pereira Caetano

 

▪ Modelo 2

Sr. Álvaro
Gerente de Recursos Humanos
BHC Ltda
Rua das Hortênsias, 123

São Leopoldo – RS

São Leopoldo, 31 de julho de 2006.

Prezado Senhor,


Estou buscando novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que a sua empresa possa ter interesse nas minhas qualificações.
 
Minha formação é em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão de Pessoas. Possuo larga experiência na área de Recursos Humanos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento e capacitações.
 
Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer maiores informações sobre minha experiência profissional.

Atenciosamente,
 
Maria da Silva